sábado, 30 de dezembro de 2017

Fechamento Dezembro 2017 | R$ 23.673,51 (+11.79%)

Olá amigos!

Lembram que eu ia investir em bitcoin porque todo mundo estava ganhando fortunas? Então. Foi eu investir e a coisa cair. Vai tomar no cu. Comprei a 69k, está em, sei lá, parei de ver no natal, 50k... Aí fiz aquela merda de tirar (tinha colocado muita grana) e voltei pro tesouro direto. Paguei imposto, enriqueci pessoas e sistemas, me fodi. Não tenho estômago. Uma coisa é a bolsa cair 2-3%... outra é bitcoin com essa flutuação do capeta. Sem contar que eu não senti muita segurança, a carteira online (que foi a que eu escolhi) não me pareceu muito segura, tem taxas pra tudo (comprei via mercadobitcoin). Enfim, não foi uma boa experiência pra mim. Paguei caro pelo aprendizado. Mas, no geral, a carteira subiu em razão do décimo terceiro, não por conta dos investimentos em si.

Segue a planilha de acompanhamento.


No frigir dos ovos, em janeiro/2018 eu devo voltar ao patamar de janeiro/2017, antes do assalto que fodeu meu pequeno patrimônio.

Porém, com pouco mais de um ano "investindo", considero que evoluí como investidor. Hoje sei falar de investimentos na roda de amigos, sei siglas como cdb, lci, lca, cdi, selic, etc, coisa que até pouco tempo atrás eu não tinha ideia. Se eu não tivesse sido assaltado no começo do ano teria sido uma bela evolução.

Agora é isso, aprender mais em 2018, tentar aportar mais. Meu aporte é de aproximadamente 1.5k por mês. Queria aportar mais. Talvez eu faça algum curso ano que vem para tentar melhorar o salário. É algo a se pensar agora nesse final de semana de reveilon.

Também queria fazer algo digital. Sabe esses "projetos digitais" que muitos blogueiros de finanças tem? Então. Eu nunca sei o que é isso, porque ninguém nunca fala. Mas eu queria dar um jeito de ganhar dinheiro no computador, fazendo algo, sei lá, na parte da noite, fora do meu trabalho. Não sei o quê ainda. Não tenho competência nenhuma, não sie programar, não sei fazer site, não sei design... Mas vou tentar fazer algo. Tenho acompanhado essa vibe de pessoas que trabalham de qualquer lugar do mundo, só com computador e internet, e isso é um sonho pra mim.

Enfim, também algo a se pensar. Vamos ver no que vai dar.

É isso pessoal, um excelente ano de 2018 pra todo mundo!! Grande abraço!!

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Fechamento Novembro 2017 | R$ 21.76,80 (+5.65%)

Olá amigos!

Como vocês estão? Eu estou puto. E digo o porquê. Todo mundo, literalmente TODO MUNDO que conheço está lucrando com bitcoin. MENOS EU! O pessoal do escritório tá rindo a toa, meu irmão comprou e está rindo a toda, galera do futebol tá fazendo trade e comprando presentes de natal com a grana.

MENOS EU!

Então dezembro vai ser o mês que vou entrar na dança também. E você me diz: mas é sardinhice entrar no topo, quando tá mega valorizada, etc etc. Tá, mas segundo os adeptos a coisa tende a ir pra lua, não tende? Então, mesmo entrando agora, eu lucraria também. Se o potencial é tanto quanto dizem, a coisa vai passar dos 100 mil reais, então seria bom entrar no preço de agora.

Claro, quando eu ouvi falar de bitcoin pela primeira vez valia uns 10 dólares acho, mas nem pensei em comprar.

Enfim, vou largar meu perfil conservador e colocar meu décimo terceiro nessa porra! Vamos ver no que vai dar.

Ah... a planilha:


E se eu tirasse tudo e alocasse em bitcoin? E se com isso eu transformasse 21k em uns 100k ano que vem? Coisas que ando pensando...

Se tiverem dicas ou algum comentário sobre bitcoin, e se quiser compartilhar, deixe aí nos comentários. To meio relapso com os amigos dos blogs de finanças, mas leio todos vocês.

Abraços!



terça-feira, 31 de outubro de 2017

sábado, 30 de setembro de 2017

Fechamento Setembro 2017 | R$ 18.588.89 (+12.97%)

Olá amigos, como vão?

Ainda estou preocupado com os custos de corretagem, custódia, taxa de liquidação, emolumentos, ISS e "outras taxas B3" (que ninguém me soube explicar o que é, mas imagino que deva ser o lucro da bolsa). Toda operação de renda variável custa aproximadamente 25 reais. Claro, se vc é mega aportador, rico, etc, esses custos são bem baixos. Agora pensa no sujeito que investe 500 reais por mês. Sério, já começar perdendo 5% do capital investido não vale a pena... Melhor guardar essa merreca na poupança e esperar juntar para fazer aportes decentes.

Aliás, a Chiquinha Pobre (que está nos EUA curtindo a vida) me deu a dica de uma corretora que não cobra taxas, mas é só para FII e a corretora é pequena né, dá aquele medo. Alguém tem algo a dizer sobre a Socopa? Vi no BancoData e está tudo em ordem, acho. Por enquanto, sigo na XP.

Outra coisa: imagino que ter várias corretoras deva ser ruim. Melhor concentrar tudo em uma só. Os mais experientes tem algo a dizer?

Enfim, sem mais delongas, segue a planilha e gráfico:


Acho que se eu continuar economizando e tudo correr bem, consigo bater o topo de janeiro, antes de ser assaltado.

Grande abraço!

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Fechamento Agosto 2017 | R$ 16.454.71 (+9.66%)

Olá amigos, como vão?

Agora que me dei conta que fiz UM ANO de blog! Quem diria, né? Nessa blogosfera de muitos blogs nascendo e morrendo e poucos seguindo firme, manter durante um ano é algo a se comemorar?

Vou aproveitar a data para fazer uma mudança singela: vou parar de publicar minhas despesas. Nenhum blog faz isso e meio que não faz sentido. O que importa é o patrimônio que cresce, não o que vai embora. Foi bom anotar as despesas para saber onde estão os gargalos, mas não sei se vale a pena o tempo perdido. Sem contar que fica mais fácil postar com somente uma imagem...

Esse mês eu finalmente dei andamento ao projeto de diversificação. Como quem acompanha sabe, todo dinheiro que eu tinha era colocado no tesouro selic. Com a queda da selic, o que se diz é que não é tão bom. E eu estava com a ideia de ingressar na renda variável, então foi um bom gatilho para começar a migração. Vou deixar o tesouro selic como colchão de segurança, com uma meta de 15K (6 meses de salário). Eu até já tinha essa quantia, mas resolvi diversificar, então vou nos meses seguintes aportar mais.

Sobre a renda variável ainda não sou capaz de opinar, pois acabei de entrar, mas aqui vai uma dica: não vale a pena para pessoas pobres como eu. Os custos com corretagem/taxa de custódia fazem com que você se ferre. Só vale a pena se for uma quantia razoável de dinheiro. Sabe aquela conversa de "existem ações de 19 reais então você pode começar com bem pouco na bolsa"? Então: bullshit. Primeiro que ações são vendidas em lotes de 100, ou seja, você tem que multiplicar o valor do ativo por 100. Você até pode comprar no fracionário, mas é besteira, porque vai gastar com corretagem, não vai ter a mesma liquidez e vai pagar mais caro.

Os FIIs seguem a mesma lógica, já que se comportam praticamente como ações. Do que adianta comprar um FII de 70-90 reais se vc vai pagar 18,90 de corretagem e mais 10 reais de custódia mensal?

Enfim, eu estava com vontade de "me sentir investidor" e acabei pagando o preço, mas do ponto de vista financeiro não é uma atitude inteligente. O melhor, para pobres como eu, acho que seja deixar na conta e comprar de 3 em 3 meses um lote de 100, ou mais ativos de FII. Acho que vou fazer isso pra minimizar os custos. Pra quem tem milhões, o custo é pífio, mas pra quem é pobre como eu, faz bastante diferença.

Ah, no meio da história de entrar no site da corretora e ver home broker e etc, acabei encontrando um CDB do BMG pagando IPCA + 6.40% que achei muito bom e peguei!

Segue a planilha de acompanhamento, agora com gráfico bonitinho porque estou diversificado!



Acho que isso, grande abraço!

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Fechamento Julho 2017 | R$ 15.004.57 (+7.60%)

Olá amigos!

Curto e grosso: doente e acamado, mas me predispus a fazer isso aqui, então vamos lá.

Despesas:




Patrimônio atualizado:




Grande abraço!

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Fechamento Junho 2017 | R$ 13.944.79 (+10.85%)

Olá amigos!

Sei que estou relapso com o blog e não estou postando direito, mas é que a vida adulta está bem complicada. Consegui aportar R$ 1.200,00 este mês! Estou no que o pobreta chamava de "modo zumbi", tentando economizar ao máximo. Difícil está apenas lidar com a ficante, porque qualquer saída vc tem que abrir a carteira.

Este mês um conhecido meu morreu ao ser assaltado. Não tem muito tempo, era eu sendo assaltado. Mas no meu caso, felizmente, só levaram bens materiais. Isso te põe a pensar. É foda morar nesse país.

Seguem os números.

Despesas:




Patrimônio atualizado:




Grande abraço!