quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Fechamento Agosto 2017 | R$ 16.454.71 (+9.66%)

Olá amigos, como vão?

Agora que me dei conta que fiz UM ANO de blog! Quem diria, né? Nessa blogosfera de muitos blogs nascendo e morrendo e poucos seguindo firme, manter durante um ano é algo a se comemorar?

Vou aproveitar a data para fazer uma mudança singela: vou parar de publicar minhas despesas. Nenhum blog faz isso e meio que não faz sentido. O que importa é o patrimônio que cresce, não o que vai embora. Foi bom anotar as despesas para saber onde estão os gargalos, mas não sei se vale a pena o tempo perdido. Sem contar que fica mais fácil postar com somente uma imagem...

Esse mês eu finalmente dei andamento ao projeto de diversificação. Como quem acompanha sabe, todo dinheiro que eu tinha era colocado no tesouro selic. Com a queda da selic, o que se diz é que não é tão bom. E eu estava com a ideia de ingressar na renda variável, então foi um bom gatilho para começar a migração. Vou deixar o tesouro selic como colchão de segurança, com uma meta de 15K (6 meses de salário). Eu até já tinha essa quantia, mas resolvi diversificar, então vou nos meses seguintes aportar mais.

Sobre a renda variável ainda não sou capaz de opinar, pois acabei de entrar, mas aqui vai uma dica: não vale a pena para pessoas pobres como eu. Os custos com corretagem/taxa de custódia fazem com que você se ferre. Só vale a pena se for uma quantia razoável de dinheiro. Sabe aquela conversa de "existem ações de 19 reais então você pode começar com bem pouco na bolsa"? Então: bullshit. Primeiro que ações são vendidas em lotes de 100, ou seja, você tem que multiplicar o valor do ativo por 100. Você até pode comprar no fracionário, mas é besteira, porque vai gastar com corretagem, não vai ter a mesma liquidez e vai pagar mais caro.

Os FIIs seguem a mesma lógica, já que se comportam praticamente como ações. Do que adianta comprar um FII de 70-90 reais se vc vai pagar 18,90 de corretagem e mais 10 reais de custódia mensal?

Enfim, eu estava com vontade de "me sentir investidor" e acabei pagando o preço, mas do ponto de vista financeiro não é uma atitude inteligente. O melhor, para pobres como eu, acho que seja deixar na conta e comprar de 3 em 3 meses um lote de 100, ou mais ativos de FII. Acho que vou fazer isso pra minimizar os custos. Pra quem tem milhões, o custo é pífio, mas pra quem é pobre como eu, faz bastante diferença.

Ah, no meio da história de entrar no site da corretora e ver home broker e etc, acabei encontrando um CDB do BMG pagando IPCA + 6.40% que achei muito bom e peguei!

Segue a planilha de acompanhamento, agora com gráfico bonitinho porque estou diversificado!



Acho que isso, grande abraço!

Um comentário:

  1. PZ, se quiser trabalhar com FIIs abre uma conta na Socopa. Corretagem 0! Tem a taxa de R$ 10 mensais, mas vc fica isento se fizer, ao menos, uma operacao na bolsa. Voce pode comprar 1 acaozinha soh ou pozinhos e ai ja se ve livre da taxa mensal. Eh dessa forma que eu faco.

    Abc!

    ResponderExcluir