domingo, 31 de julho de 2016

Primeiro fechamento - Julho 2016

Olá colegas.

Julho foi meu primeiro mês aqui na blogosfera e, mais importante, nesse novo mundo de investimentos. Olha, não é fácil. É muita coisa pra ler, estudar e aprender. Ainda estou bem no começo, mas é como eu disse no primeiro post: um passo de cada vez. Vou dividir esses posts em duas sessões, financeiro e pessoal, e postar sempre no último dia do mês. O foco principal do blog é financeiro, mas como alguns dos blogueiros que sigo acabam postando algumas coisas pessoais, vou copia-los nesse ponto também pra ver se consigo alguma evolução. Enfim, vamos lá:

Desempenho Financeiro


Creio eu que o primeiro passo quando alguém busca mudança é saber onde está e onde quer chegar. Esse velho Pobre Zen aqui só sabe onde quer chegar (independência financeira). Portanto, julho foi o mês de criar coragem, criar esse blog, ler o básico sobre investimentos e saber onde estou. Li bastante e, basicamente, antes de pensar em investir em CDB, LCI/LCA, Tesouro Direito, FII, Ações e etc, eu preciso primeiro fazer uma reserva financeira (o tal "colchão de segurança" como se lê por aí, embora esse termo seja meio besta). É nisso que vou focar no começo, portanto não esperem gráficos lindos por enquanto. Ah, também estou criando minha planilha de acompanhamento. Acreditem, pra um advogado abrir excel é algo muito difícil.

Salário: R$ 1.500,00

Despesas mensais:


Obs: Passei a anotar todos meus gastos. É chato pra caralho, mas ajuda a "saber onde estou". Na verdade, só passei a guardar aqueles comprovantes do cartão de crédito e depois lançar tudo de uma vez. Não sei se tenho saco pra abrir a planilha toda vez que comprar um lanche.

Explicando as categorias: Moradia é tudo que eu gasto e vai aqui pra casa (moro com meus pais). O valor é da internet e luz que tive que pagar; Transporte é tudo que gastei com a porra do meu carro, esse mês deu pouco porque meu pai abasteceu ele porque tivemos que dividir; Alimentação é autoexplicativo, é o que eu gasto pra comer, levando em conta que não preciso fazer mercado (meus pais fazem); Lazer também se explica sozinho, e são basicamente jogos de ps4 e saídas, esse mês comprei Uncharted 4; Pessoal é tudo que gasto comigo mesmo, farmácia, cabeleireiro, eletrônicos pessoais, etc, esse mês foi cabeleireiro e farmácia; Outros é tudo o resto que é sempre esporádico e não quero ficar criando mil categorias, o valor deu alto porque tive que emprestar 600 reais pra um amigo do trabalho que está passando dificuldades. Aliás, é desse valor que pretendo "aportar".

Carteira:


Obs: comecei agora, então obviamente não tenho dinheiro nem dados pra fazer essas planilhas bonitas da blogosfera. Chegarei lá, colegas! Esse é o saldo da minha conta corrente. Triste, né? :(

Metas para agosto: me livrar das tarifas bancárias de conta corrente e cartão de crédito, abrir conta em alguma corretora e ler TUDO que eu encontrar sobre tesouro direito, que é onde eu pretendo deixar minha reserva de emergência.

Desempenho Pessoal


Gosto da divisão que o pobretão faz. Vou copiar.

Blog: O blog está no começo e isso é claramente visível nas visitas, algo em torno de 250 no primeiro mês. Eu não ligo pra isso, mas confesso que fiquei feliz de saber que tanta gente entrou aqui! Muitos amigos da blogosfera comentaram e isso dá na gente aquele sentimento de pertencimento que é sempre bom. No mais, acho que ele está bonito assim, fiz uma imagem decente pro topo e coloquei os blogs que sigo aqui do lado. Acho que vai ficar assim um bom tempo.

Estudos: Não estudei nada, nem do trabalho nem de finanças. Espero que mês que vem melhore isso.

Corpo e Saúde: Eu descobri que sou o que chamam de JPBF (jovem pobre beta feio), que é basicamente tudo de ruim que pode acontecer com um ser humano. Aliás, eu me consideraria um VPBF, Velho Pobre Beta e Feio. Sou magrelo raquítico, feio de rosto, feio de corpo, pobre de tudo... dá uma depressão isso, mas a ideia aqui é tentar evoluir, não se matar. Odeio academia/esportes e essas porcarias, vai ser difícil evoluir aqui. A única coisa que fiz esse mês foi tirar minhas medidas corporais (saber onde estou). Acho que agosto vou tentar correr na rua...

Hobbies/Vida Social/etc: meu lazer preferido é ficar em casa jogando ps4. Não tenho amigos então raramente saio, só coisas da família mesmo. Esse mês, que me lembre, só fui no aniversário da minha tia. Fechei um jogo.

Vida Profissional: Stress, stress e mais stress. Eu odeio aquele lugar com todas minhas forças, odeio ter que trabalhar lá, odeio praticamente todo mundo lá. É uma pressão do inferno. Sei que esse é meu calcanhar de aquiles: trabalho infeliz e ganho tão mal que meu aporte nem poderia ser chamado de "aporte". É aqui onde tenho que focar: mudar de emprego, ganhar mais, aportar mais. Mas nesse país em crise quem é que arruma emprego? Advogar por conta própria é impossível pra mim. Estou pensando em me inscrever no convênio que OAB tem com a defensoria pra tentar pegar umas causas "por fora" e aumentar o salário. Agosto vou me cadastrar em sites, atualizar o linkedin e procurar emprego novo.

Mulheres: Eu não me dou muito bem com mulher. Não conheci ninguém esse mês, beijei ninguém, comi ninguém. Acho que essa frase vai se repetir em todas as postagens de atualização :(

Bom, acho que é isso! Muito obrigado pra vc que leu tudo e bom agosto pra todo mundo!

17 comentários:

  1. A gente podia organizar um rankizinho dos mais lisos da blogesfera, acho q eu venceria, kkkk!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Pobre Zen, tudo bom?

    É assim mesmo, também estou no começo, meu foco está sendo na reserva de emergência e em FIIs.

    Um passo de cada vez, chegaremos lá, sucesso.

    E essa parte de mulheres, você atualizar isso sim, torço por você meu amigo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, logo depois da reserva vou partir para FII também (embora o momento, dizem alguns, parece não ser bom). Vou falar com o LoD ou o VDC sobre isso. Abs!

      Excluir
  3. Parabéns PZ, também estou iniciando agora, ainda quitando algumas dividas.
    Só uma sugestão, cuidado com empréstimos a amigos, principalmente se ele estiver em dificuldades financeiras.
    Vou te adicionar na minha lista de blog, coloque o meu na tua tbm, forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei aqui também, obrigado! Força aí com as dívidas!

      Excluir
  4. Fala Pobre Zen!
    Será que um dia veremos esse controle chegar no milhão? Esperamos que sim!

    Eu já emprestei dinheiro a amigos, porém não o faço mais. Vai de cada um... emprestar 600tão e ter uma carteira de 900.. ousado. O cara deve ser seu amigão mesmo...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um risco, verdade, mas eu emprestei antes mesmo de fazer o blog e começar a aprender a investir... e vamos ver sim esse controle voar rapaz, aos pouquinhos mas vamos! Abração cara!!

      Excluir
  5. Se eu fosse voce nem teria emprestado. Em 2012 emprestei 3 mil conto pra um amigao de longa data...o cara so pagou 2 mil reais e nunca mais pagou o restante.. Ganha uns 6k e vive -5000 no cheque especial.Eu que ganho metade ja tenho uma grana guardada. Só de juros paga uns 700 reais..Como vou receber de um merda desse? Aprendi a lição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Financeiramente falando talvez não tenha sido a melhor escolha, mas é um colega de trabalho mais fudido que eu, tinha que pagar faculdade... foda...

      Excluir
  6. Boas,

    Toda bola de neve começa com um floco de neve!!

    Tudo tem um começo.

    Sucesso :D

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo seu começo Zen! O passo mais importante você deu, que é o começar, acredite...

    Eu lembro como fiquei feliz quando juntei meus primeiros mil reais. Pobre é foda, fica feliz com qualquer merda né? Mas aquilo foi muito legal pra mim, pois eu nunca fui acostumado a ver essas quantias, então pra mim, mil reais já era um valor legal... Quando cheguei nos primeiros 10 mil então, soltei foguetes...haha

    Abraços e tamojunto

    ResponderExcluir
  8. Olá Zem, bem vindo ao clube dos poupadores pobretas do bostil kkk, no seu primeiro mes de acumular dinheiro já tem um patrimônio maior que o meu rsrs. vc ta no caminho certo.
    Uma dica pra ti, abra uma conta na Socopa corretora pois a mesma é isenta de taxa para FIIs. E para TD a taxa adm é de 0,1% ao ano. Abra uma conta digital que é totalmente isenta de tarifa, com tudo isso vai economizar uns trocos.

    Boa Sorte na sua caminhada ruma a tão sonhada independência financeira! Te add no meu blogrol

    ResponderExcluir
  9. Olá Zen

    É muito bom saber que mais um companheiro acordou da matrix e resolveu lutar contra ela!

    Seja muito bem vindo a blogosfera!

    Também comecei lá de baixo como você. na verdade meu primeiro aporte foi 100 reais rs e dali em diante peguei gosto pela coisa.

    De uma passada no meu blog quando puder e se possivel leia as minhas primeiras postagens para voce conhecer a minha história pois garanto que temos muito em comum.

    Conte conosco para o que precisar, pois todos aqueles que querem sair de dessa matrix em que nos encontramos são bem recebidos aqui na blogosfera.

    Nunca desista, a lutá será grande mas a vitória será doce.

    Outra coisa, recomendo fortemente para você que está iniciando nesta jornada a leitura do livro "Pai rico pai pobre" leitura essa considerada OBRIGATÓRIA na blogosfera. cara compre e leia. Você não vai se arrepender. Vai te ajudar e muito pode ter certeza.

    Seja bem vindo a corrida dos loucos!!!

    Estás deveras adicionado no meu blogroll.





    ResponderExcluir
  10. Bem-vindo Pobre. Estava devendo um comentário aqui pra você, já que a visita já havia feito.

    Olha, tem bastante gente utilizando empréstimos, mas eu tenho certo receio com isso.
    Primeiro porque a única pessoa que sabe quanto eu realmente tenho é minha mãe.
    Segundo, porque lembro de um ditado que diz que é melhor eu ficar vermelho de raiva ao negar, do que roxo de raiva ao não receber. Também lembro daquele que me diz que quando empresto dinheiro a um amigo, perco o dinheiro e o amigo, quando não empresto, perco só o amigo.
    Claro que são apenas parâmetros!
    Espero que o ditado não se concretize!

    Eu lhe recomendaria traçar uma meta de R$ 5 mil, assim você visualiza melhor e se mantém motivado...
    Lembre-se a motivação acabará. Nessa hora, coloque-a de lado e vai na disciplina mesmo!

    ResponderExcluir
  11. Parabens pelo blog pobre zen. Passando para conhecer um pouco sua trajetória. Acabei de criar meu blog. Tamo junto rumo à independência financeira. Visita lá meu blog quando der. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  12. Ola carissimo,

    Nao comece errado: Se voce è jovem, foco no crescimento profissional com qualificacao.

    Pra chegar em salario mais alto precisa de tempo.

    Academia define o corpo vale a pena. Tente ir durante 1 mes todos os dias,.comece indo 20.minutos,.30 e assim por diante.

    Eu detestava e hj adoro.

    Abraco

    ResponderExcluir