segunda-feira, 11 de julho de 2016

Apresentação


Olá colegas.

Estava conversando com um grupo de amigos ontem no almoço e um deles mencionou algo sobre um tal de “ranking do pobretão”, dizendo que estava quase subindo de “divisão”. O grupo não entendeu nada e o assunto acabou mudando de rumo.

Cheguei em casa e pesquisei o termo no google. Descobri que o criador do blog “Vida de Pobretão” posta mensalmente um ranking sobre o patrimônio financeiro dele e de outros blogueiros que, assim como ele, buscam o aumento de patrimônio e a independência financeira.

Li alguns posts e me identifiquei com grande parte do que o autor e alguns de seus leitores escrevem. A partir daí, fui clicando em outros blogs e vi que muita gente posta sua caminhada financeira na internet. Achei legal a ideia e resolvi participar.

Sou homem, tenho entre 28-32 anos, moro em SP capital e sou advogado. Lendo assim, parece até que sou bem sucedido, né? Errado. Eu sou basicamente um fracasso humano. Sou formado em uma “uniesquina” e ganho extremamente mal (1.5k). Quando saí da faculdade eu queria ser procurador federal, estudei 4 anos e não passei (melhor resultado foi um oral, pra quem é do ramo). Nessa época, eu era bancado pela família. Acontece que o negócio da família faliu e eu me vi tendo que procurar emprego pra ajudar em casa. Minha família não tinha nenhuma reserva/investimento. Sem experiência, formado há bastante tempo, vcs queriam o quê? Ainda dei sorte de achar esse emprego... O único “patrimônio” que eu consegui ao longo desse tempo todo foi um carro financiado (me julguem). Só agora é que vi a importância do planejamento financeiro e investimentos. Antes tarde do que nunca, né?

No quesito relacionamento/mulheres também sou um fracasso. Namorei uma mulher nota 6 (esse pessoal costuma das nota pra beleza física da mulher) durante 3 anos, mas com o fracasso nos concursos e familiar ela acabou me abandonando. Depois dela saí com mais 2 mulheres apenas, mas não tivemos nada mais sério. Ou seja, na vida eu peguei 3 mulheres. Nunca saí com garotas de programa. Não gosto de baladas. Eu devo ser um nota 5 eu acho, não sei bem como me autoavaliar.

O blog tem o intuito de ser igual esses mil outros blogs financeiros mesmo, para acompanhamento do meu desenvolvimento financeiro e pessoal. Nesse basicamente 1 dia lendo blogs diversos, já aprendi mais do que toda uma vida de ignorância. Ainda me perco com alguns termos usados (ex: matrix, mangina, beta, alfa e esses códigos jbpf, pps, msol, etc), mas vamos por partes.

Ah, o nome do blog: “Pobre” é em homenagem ao Pobretão mesmo, já que foi através do ranking dele que isso aqui começou. "Zen" reflete uma filosofia de vida que imagino seja a mais correta para investir e operar mudanças: tranquilo, um passo por vez. Além disso, a leitura soa quase como "pobrezinho" que é o nome que eu queria inicialmente mas já estava tomado. Não entendo muito de blog e sites, então me desculpem o design. Vou tentar deixar isso aqui o mais agradável possível.

Bom, acho que é isso. Embora eu vá usar o ranking do pobretão como um guia, acho importante dizer que não quero me comparar a ninguém, nem dizer que sou melhor ou pior que alguém. Cada um tem seu caminho e sua história.

Se quiser manter contato, basta mandar um email para pobrezen arroba gmail.com.

Forte abraço e vamos firmes!

23 comentários:

  1. Seja bem vindo a blogosfera Zen. Me identifiquei com você em dois aspectos, o de ganhar "mal" (ganho em torno do que vc ganha, e meus ganhos são instáveis) e sobre mulheres. Eu só peguei umas 9 mulheres na minha vida, o que pra maioria é um verdadeiro fracasso, mas foda-se o que pensam. Eu já me deprimi muito por causa disso, mas hoje sinceramente eu tô é cagando pra isso.

    Você ainda mora com seus pais? O ideal é você morar com eles e começar a aportar. Posso te ajudar a orientar onde começar a investir e etc...

    Eu não divulgo meu patrimônio, mas divulgo sempre minha renda passiva (a renda proveniente de dividendos e rendimentos), e a minha estratégia está me dando bons resultados, posso te ajudar se precisar.

    Bem vindo e rumo a IF! (Independencia financeira)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado LoD!

      Ainda moro com meus pais sim, o que tem seu lado bom e ruim. Muito bom seu blog, acho que vou precisar de umas dicas sim (principalmente FII)!

      Tamo junto!
      Forte abraço!

      Excluir
    2. Opa, conte comigo brother. Você pretende começar com quanto? Pretende ir aportando algum valor mensalmente ou de vez em quando?

      Te recomendo abrir conta na socopa, corretora que não cobra nada para comprar fiis.. muito bom.

      Abraços

      Excluir
    3. Muito boa essa dica da Socopa, anotei aqui para pesquisar sobre!

      Excluir
  2. Add ao meu blogrol, vou acompanhar sua jornada!!!

    ResponderExcluir
  3. Aeeeeee é tenso quando rodamos bem no finalzinho da etapa.... Voce nao tentou concursos intermediarios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não porque sempre acreditei que dar vários tiros era pior. Segui sempre focado na AGU mesmo. No baque do oral eu ia prestar outros, mas foi bem quando a família faliu...

      Excluir
  4. Fala Zen,
    bacana sua história, mas desencana desses termos e numeros/metas de pegar putas e etc. Viva sua vida. Eu sou casado, feliz pra caramba e devo ter pegado umas 15 mulheres na vida inteira. Graças a Deus, 95% delas foram sensacionais, cada experiência valendo a pena à sua maneira.

    Negócio é procurar um emprego melhor aí cara, sugeriria investir num curso de inglês por uns 2 anos pelo menos, sempre ajuda a entrar numa empresa melhor. Ou achar um ramo do direito que seja de nicho, ouço falar bem de direito trabalhista, o que acha, é bom? Não sou da área.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, meu relacionamento foi ótimo também... Acho que não sou tão encanado com isso. Estou procurando algo melhor pra melhorar os aportes, mas não está fácil. Vou tentar me aperfeiçoar com algum curso eu acho.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  5. Me identifiquei bastante, mas ainda não sou formado, ganho o mesmo que você e conheci a blogosfera algum tempo antes, todos os dias lia as postagens do pobreta e achava muito legal, mas não ligava para a parte de finanças, apenas os desabafos mesmo.

    Cá estou eu, planejei o blog há uns meses atrás e agora também começarei nesta jornada de aportes.

    Antes tarde do que nunca!

    Eu tenho certeza que seu sucesso é garantido amigo, com nós da blogosfera nos ajudando todos nós alcançaremos nossas metas.

    Coloquei você na minha blogroll para que eu possa acompanhar!

    Contador de Migalhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado CdM. Adicionado aqui também!!

      Vamos firmes!
      Forte abraço!

      Excluir
  6. Força ai cara, tenho a mesma faixa etária que vc, estou recomeçando minha jornada pela IF, vou acompanhar seu blog. Manda vê.

    ResponderExcluir
  7. Bem-vindo Zen, também cheguei agora mesmo na blogosfera!
    Já te add no meu blogroll.
    Espero que sua situação melhore em breve.
    Lembre-se, romper a inércia inicial, em qualquer coisa, é a parte mais difícil.

    Quanto aos concursos, comecei a estudar esse ano. O plano é pra 2020. Mas tu chegou no oral, e quem é da área sabe, quem chegou no oral passou, foi cortado, as vezes, só pq a banca não gostou de você!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, foi o que todo mundo falou, coisas como "não pode desistir agora que está na porta etc", mas só quem já tomou um baque no oral sabe a dor que é. E eu achei que fui melhor que a candidata que fez comigo no mesmo dia, o que reforçou todas aquelas teorias da conspiração que a gente sempre ouve... Enfim, não tive inteligência emocional pra estudar.

      Obrigado por seguir, te adicionei aqui também!

      Excluir
  8. Muito bem vindo! Tambem estou a pouco tempo por aqui mas sempre aprendendo muito com o pessoal.

    seja bem vindo e já está no meu Blogroll

    Como somos novatos a melhor maneira de crescer e um seguindo o outro blz.

    Forte Abraço e Boa sorte

    Bons Ventos e Mares Tranquilos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marujo!

      Adicionei vc também aqui no blogroll, vou acompanhar!

      Vamos firmes, abraço!

      Excluir
  9. Seja bem vindo Pobrezen;

    Vou te acompanhar, espero que continue escrevendo..e não abandone o blog

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pobre Japa!

      Adicionei vc aqui e vou acompanhar tb!

      Abraços!

      Excluir
  10. Parabéns pela iniciativa Pobre Zen!

    Comecei o blog motivado pelos blogueiros mais experientes e estou gostando muito da experiência até aqui.

    O primeiro passo você deu, caiu na real, passo fundamental para a IF, agora é correr atrás de melhorar esse salário ai e cair de cabeça na frugalidade.

    abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir